*****************************

myspace layouts, myspace codes, glitter graphics

SEJA BENVINDO AO MEU ESPAÇO !

 

Navegue nele de mansinho tal como este barquinho !

 

Ora repare bem nele! Aí vai ao sabor da brisa , sulcando águas calmas!

 

florliriodocampo

  MySpace Graphics
 
Quinta-feira, 20 de Setembro de 2007

UM ALENTEJO ESQUECIDO!

        

ALENTEJO DA MINHA ALMA!

 

A Primavera tinha chegado e o tempo convidava a procurar outras paragens. Pensei ir até ao Alentejo profundo, mais propriamente a Mértola, uma vila que ainda hoje mantém as características de raízes mouriscas com as suas tradições medievais. Ali pernoitei para no dia seguinte assistir à abertura da Feira Medieval que durou quatro dias. Este Festival islâmico, é uma festa de grande dimensão nacional, de verdadeiro intercâmbio com a comunidade árabe do norte de Africa, nomeadamente a marroquina, que nos enche de orgulho pelo facto de mantermos vivo no nosso território um passado cheio de história e tradição.

 

A tranquilidade que se respirava em toda a vila, deu para poder usufruir de todo aquele ambiente saudável tanto para o espírito como para a mente. Eram os suaves cheiros a incensos, as ornamentações com cores variadas espalhadas pelas velhas vielas e ruas estreitas que subiam até ao castelo, era o soar de cânticos que faziam lembrar os costumes de outras gentes, a beleza da secular muralha iluminada que escorria até às margens do calmo Guadiana e que reacende a memória de muitos mil anos de história que a vila guarda. Também apreciei as deliciosas comidas muito bem confeccionadas e com paladares genuínos como é apanágio da tradicional gastronomia alentejana, que faziam com que eu não sentisse qualquer fadiga e percorresse todas aquelas calçadas estreitas, de modo a não deixar para trás nada que meus olhos pudessem alcançar. A deslumbrante animação nas ruas com grupos folclóricos da região e também marroquinos, enchiam de alegria e festa todo aquele honroso festival, que merece ser amplamente divulgado em prol da cultura e do orgulho de ser português!

 

Não quis perder o encerramento deste inesquecível Festival e na manhã seguinte fiz o meu regresso a casa logo bem cedo. Durante a viagem, contemplei aquela paisagem e vi como todo o Alentejo estava mudado! O Alentejo que eu tinha visitado anos antes não era o que os meus olhos alcançavam! Tudo mudou!!! Apoderou-se de mim uma nostalgia com uma mistura de revolta e tristeza, que procurei digerir questionando-me a par e passo.

 

Afinal que Alentejo era aquele? Quando as portas de Abril se abriram, este povo amargurado e lutador, sonhou poder conquistar a sua liberdade! Terminava assim aquele pesadelo infernal em que viveu, acorrentado pelo ignóbil domínio dos grandes senhores latifundiários que os remetia para uma condição humana inaceitável.

A fome, a miséria e até a prisão para aqueles que ousavam contestar a injustiça de que eram alvo, era um facto evidente! Um povo que trabalhava de sol a sol, dia após dia naquela amargura sem conseguir matar a fome nem educar os seus filhos! O escasso alimento que comia resumia-se muitas vezes a côdeas de pão, um naco de toucinho já rançoso e umas azeitonas…! Pouco mais! Este povo foi francamente desprezado e humilhado durante anos e anos, mas sempre foi um povo que soube lutar contra o fascismo.

 Um regime pautado pela repressão, analfabetismo e um obscurantismo total sobre as classes desfavorecidas, mas benemérito a todos os níveis para os que esbanjavam riqueza e viviam em luxuosas mansões, disfarçando esta sua condição praticando a “caridadezinha” junto da igreja católica, sua aliada. O País viveu durante quase  50 anos numa ditadura, até que numa gloriosa madrugada, os Capitães de Abril puseram termo a esta situação de violência física e psíquica que acorrentava os portugueses que finalmente encontraram a liberdade em 25 de Abril de 1974!


 

E quando o sol raiou para este povo, logo em seus rostos se espelhou o brilho daquele amanhecer de Esperança! Homens e mulheres, a uma só voz, agarraram a enxada e a foice e meteram mãos ao trabalho com todas as suas forças, desta vez, sem a repressão dos capangas e capatazes pagos e a bom preço pelos patrões latifundiários.

 

Anos após o 25 de Abril o Alentejo enchia os corações de alegria! As cearas douradas a perderem-se de vista, campos coloridos de girassóis, de tomate, beterraba,  milheirais, vinhas, tudo era verdejante! Dava gosto ver as  mondadeiras trabalhando de sol a sol, cantando debruçadas sobre a terra com toda a energia! Só regressariam pela noite a suas casas, muitas delas térreas e de uma enorme pobreza, mas aquela gente carregava  consigo  a certeza do dever cumprido pensando na melhoria das suas vidas e num futuro de esperança para os seus filhos.

As Cooperativas e Unidades Colectivas de Produção já eram uma realidade! A par disto também já tinham sido criadas instalações sociais como cantinas, creches para as crianças e centros de dia para os mais idosos, de molde a que as populações tivessem condições duma maior estabilidade e segurança.

 Mas este sol que parecia dar continuidade para aquecer aqueles corações, ávidos de Solidariedade e Justiça, foi de pouca duração. Apesar das grandes lutas travadas durante alguns anos, aquele povo viu-se derrotado pelos grandes capitalistas que tornaram a ter voz junto do poder central deste País.

 

Assistiu-se então à migração de muitos jovens e adultos, na procura de trabalho noutras regiões do País, deixando para trás os ideais a que se tinham proposto alcançar. Restam hoje os idosos, sentados nas soleiras das portas, ou em grupo a tentar matar o tempo, jogando cartas e a recordarem de mau grado o abandono a que foram submetidos, já sem esperança no rumo das suas vidas!

Na verdade,  os ventos que sopravam para aquelas bandas nunca  foram de feição para os pobres alentejanos, como eles o afirmam!

 

Hoje, a nossa jovem democracia não tem dado continuidade à esperança que encheu os corações dos alentejanos na melhoria das suas condições de vida! Onde está a Igualdade, a Fraternidade, a Solidariedade e a Justiça tanto apregoada pelos políticos  que têm estado à frente dos desígnios deste País?

 

O Alentejo dos nossos dias é uma atracção turística aproveitada pelos muitos estrangeiros e também por portugueses ricos que ali encontraram condições para viverem tranquilamente.

Compraram “montes”, organizaram os seus “resots”, fomentaram o turismo rural e aproveitaram-se das dificuldades económicas e sociais dos alentejanos para os “utilizarem” como instrumentos do seu lazer, explorando-os como no antigamente…

 

É assim que vivemos um panorama de desertificação no Alentejo com famílias a emigrarem na procura de melhores meios de sobrevivência!

 

O Alentejo é hoje um enorme “campo” de saudades!

                                                                         florliriodocampo

 

                           

publicado por florliriodocampo às 01:02
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim

OBRIGADA VISITANTE






     AS MINHAS PINTURAS

RECEITAS de CULINÁRIA
CLIC NA IMAGEM

CALENDÁRIO/RELÓGIO


Free Blog Content






     CASTELOS de PORTUGAL

posts recentes

Halloween

CONTRA A POBREZA!

CEM ANOS DE REPUBLICA POR...

Cultura e Arte!

X Encontro de Antigos Alu...

PÁSCOA FELIZ!

MUSICA COM MUITO TALENTO!

FELIZ ANO NOVO!

NO S. MARTINHO FURA O TEU...

PROTEGER A MÃE NATUREZA!

O AMOR!

DIA DO BOLINHO!

HALLOWEEN! BOO!

PREVENÇAO DO CANCRO DA MA...

DIA MUNDIAL DA TERCEIRA I...

ELES ESTÃO AÍ!

UMA RIQUEZA IMENSA!

UMA DÁDIVA IMPAR!

HÁ MUITA POBREZA EM PORTU...

UMA ALIMENTAÇÃO CUIDADA!

SER PROFESSOR!

SAUDAÇÃO !

CUIDADO COM A GRIPE H1N1

UM GÉNIO!

CASTIGO À VISTA!

POR UM PORTUGAL MELHOR!

AS LEGISLATIVAS 2009

OS FOGOS EM PORTUGAL!

COM CARINHO!

DIZER NÃO À FOME EM AFRIC...

O MEU SANTINHO DE ELEIÇÃO...

CUIDADOS A TER COM AS CRI...

PARA ELEVAÇÃO DO NOSSO ES...

ESTE MEU BLOG FAZ HOJE 2 ...

ENCONTRO DE AMIZADE!

VOZ DE CELINE DION!

HOMENAGEM ÀS MÃES!

BOM DOMINGO!

1º DE MAIO!

MUDAR DE RUMO!

TRIBUTO AOS BONS AMIGOS!

SALGUEIRO MAIA CAPITÃO DE...

25 DE ABRIL SEMPRE!

AMIZADE!

PÁSCOA!

SIGNIFICADO DA PÁSCOA!

DIA MUNDIAL DA ARVORE E F...

É LINDA A PRIMAVERA!

SER PAI!

DIA INTERNACIONAL DA MULH...

pesquisar

 

arquivos

Outubro 2010

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Fevereiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

tags

"a magia do número 7"

"comer bem para vivermos melhor !"

"música na infância"

"o prazer de cantar em grupo"

"orfeão de leiria - comemorações"

"os santos populares"

25 de abril

a luta dos professores

a luta pelo direito à vida

a minha gratidão!

a musica

a música na infância!

a natureza

a perfeição1

a saúde

abraça a vida!

açores!

áfrica!

água

alimentação

ambiente saudável é mais vida

amigo

amigos

amor

aniversário

aos meus amigos!

árvore

banqueiros

belezas!

bem haja!

bom ano de 2008!

bons amigos

castanhas e vinho no s.martinho!

castanhas quentinhas

charles chaplin

chocante

cidade maravilhosa!

coimbra é uma lição

conheça portugal

crianças desaparecidas!

crise económica

cuidados a ter com o meio ambiente

defesa do meio ambiente

destruição do país

dia de portugal

dia de todos os santos

dia do pai!

dia do trabalhador

dia internacional da mulher

dia mundial da paz

dia mundial da voz

dia mundial do livro

dia mundial do professor

dia mundial do teatro!

dia mundial do trabalhador

dia nacional do bombeiro

dias de férias

direitos da criança

é preciso acreditar!

entrevista a susana carvalho sobre a evo

erradicação da pobreza

feliz ano 2010

florbela espanca

fonte da vida

frases lindas

futebol

golfinhos!

good luck

grata pela visita

gripe a h1n1

grutas

há praia e mar...há ir e voltar

halloween! boo!

iniciativa do samp

leiria e o moinho de papel

lindo poema ao amor

mãe

mais saude para todos

meio ambiente

menos ricos e menos pobres!

mensagem

mensagem natalícia

mulher!

musica

não à pobreza!

não ao abandono escolar !

natal 2008

natureza

necessidade da água

novo governo

o aqueduto geral das águas livres

o horror de ser pobre

o melhor do mundo são as crianças!

o meu menino jesus!

o que foi o 25 de abril?

o são joão!

ó tia dá bolinho?

páscoa

reconhecimento

ser avó

todas as tags

links

Estou aqui


blogaqui?       Estou no Blog.com.pt MÚSICA-CELINE DION
GRUTAS DE PORTUGAL
blogs SAPO

subscrever feeds